Instituição

COMO TUDO COMEÇOU

O nascimento do Instituto de Ensino de Formadores em Tecnologia Educacional - FORTEDUC, em 2014, se deu pelo estudo das tendências de ensino em Educação a Distância (EaD), a crescente prática de ensino integrada com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) e pela dificuldade dos profissionais da área da educação em encontrar cursos de atualização para uso desses recursos e das inovações. Anterior ao FORTEDUC, o nome era "Instituto de Ensino de Tecnologia Educacional DMS". O DMS são as letras iniciais do idealizador deste projeto, Daniel Moreira da Silva.
Outro ponto a considerar é que os envolvidos neste projeto atuam como professores da Educação Básica e ou como formadores de docentes. Logo ficou decidido integrar em suas práticas as novas tecnologias a serviço da educação, promovendo aqui um espaço de formação continuada e de trocas de experiências, sobre o estudo dessas novas linguagens e práticas inovadoras.

Instituto de Ensino de Tecnologia Educacional DMS

NOSSA EQUIPE

Daniel Moreira

Cargo: Gestor Geral e Formador

Formado em Licenciatura Plena em Matemática e Pedagogia. Pós-graduado em Educação Matemática e em EAD e Tecnologias Educacionais. Mestre em Educação. Professor na rede de ensino da Educação Básica, Formador, fez parte da equipe de Assessores Pedagógicos da Editora Moderna, atua como Coordenador de projetos educacionais e atuou como Gerente Institucional na Associação Educacional Labor, diretamente na formação Presencial e Educação a Distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). Gestor Geral do Instituto de Ensino de Tecnologia Educacional DMS. Pesquisador no uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), no processo ensino-aprendizagem, e das Tecnologias Educacionais, integrando na formação de formadores.

Aline Leka

Cargo: Formadora

Graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado em Matemática. Pós-graduada em Docência na Educação Superior. Professora na Rede de Ensino da Educação Básica do Estado de São Paulo. Gestora Pedagógica do Instituto de Ensino de Tecnologia Educacional DMS. Pesquisadora no uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), no processo ensino-aprendizagem, e das Tecnologias Educacionais.

Nayra Simões

Cargo: Coordenadora Pedagógica e Formadora

Graduada em Letras e Pedagogia. Pós-Graduação em Língua Inglesa e Pós-Graduanda em Educação Especial em Deficência Intelectual. Coordenadora Pedagógica na Rede de Ensino da Educação Básica do Estado São Paulo e no Instituto de Ensino de Tecnologia Educacional DMS. Pesquisadora no uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e Tecnologias Educacionais para Educação Especial.

Cíntia Tolosa

Cargo: Formadora

Graduada em Letras e Pedagogia. Mestre em Educação Formação de Formadores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC. Especialização em Gestão do Currículo pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Professora de Língua Portuguesa atuante no fundamental anos finais e ensino médio. Coordenadora Pedagógica atuante no ensino fundamental anos finais e ensino médio e fundamental anos iniciais. Consultora Educacional pela Parceiros da Educação. Formadora da Mais Diferenças -  OCIP. Consultora técnica pelo Itaú Social. Ex-técnica pedagógica de Língua Portuguesa e Espanhola da Diretoria de Ensino de Santos. Revisora de conteúdo pela Fundação Telefônica – Programa Profuturo e UNESCO. Revisora de conteúdos de TCC, dissertações e teses. Palestrante – Cibridismo, aprendizagem ubíqua e pervasiva, internet das coisas, aprendizagem para o século XXI.

Evandro Silva

Cargo: Formador

Participação da elaboração de projetos pedagógicos no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Orientação para professores na montagem de planos instrucionais de Disciplina.Orientar a roteirização de vídeos didáticos. Conduzir oficinas de preparação de autores e tutores on-line. Supervisionar o trabalho outros designers instrucionais. Controlar a qualidade de todos os conteúdos produzidos no AVA (Moodle). Uniformizar e a analisar programas dos sistemas de aplicação. Realizar o suporte técnico em software e hardware, seja para clientes internos e externos de forma a auxiliar não somente nos quesitos técnicos, mas também no quesito de produtos, relacionamento com clientes entre outros serviços. Participação da elaboração de projetos pedagógicos no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Orientação para professores na montagem de planos instrucionais de Disciplina.

Julia Lopes

Cargo: Comunicação

Profissional formada em Administração com habilitação em Marketing desde 2010 , formação técnica em Meio Ambiente certificada em 2015, com experiência de quatro anos na área administrativa do atendimento, buscando sempre a melhor solução para o cliente respeitando as diretrizes da empresa. Vendas de produtos e serviços por telefone ou pessoal, atualização de dados ou cadastramento de clientes.

Rafaela Gama

Cargo: Formadora

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia. Mestre em Educação: Psicologia da Educação. Doutoranda em Estudos da Criança. Educadora no Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural. Participou do planejamento, da preparação de material didático e implantação do Curso de Informática Básica para Comunidade em Belém/PA, além de desenvolver pesquisas no âmbito da Cultura Digital.

Luiz Belizário

Cargo: Formador

Graduado em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura - CUFSA). Pós-graduado em Ética, Valores e Cidadania na Escola (USP). Mestrando em Ciências Humanas e Sociais (UFABC). Experiência como professor Universitário, rede pública (ETEC) e cursinho preparatório para vestibular (desde 2002). Consultor especialista em implantação de Programas de Diversidade em ambientes corporativos e educacionais, com foco na questão de gênero, raça/etnia, orientação sexual, idade e deficiência, desde 2004. Formador certificado pela Elos Educacional (Fundação Lemann), atuando depois como formador de gestores e professores da rede pública de Guarulhos pela ONG Mais Diferenças. Experiência como Editor de Sociologia e Cultura Afro-Indígena pela Pearson, desenvolvendo materiais didáticos e Assessor de Políticas Públicas pela Ong Educafro.

Sabrina Lima

Cargo: Formadora

Formação técnica em Artes Gráficas pelo SENAI. Bacharelado em Comunicação Social pela Uninove. Licenciatura em Letras e Pedagogia pela Claretiano e Pós-Graduação Lato Sensu pela Claretiano em Arte e Educação. Experiência como professora em escolas públicas e particulares. Experiência como instrutora no SENAI.

Clemári

Cargo: Formadora

Licenciada em Filosofia – Universidade de São Paulo. Licenciada em Letras- Língua Portuguesa e Inglesa- Universidade de São Paulo. Pós-graduada em Psicopedagogia – Universidade de Santo Amaro. Pós-graduada em Gestão Educacional- Universidade Metodista. Pós-graduada em Tecnologia em sala de aula- PUC. Professora de Língua Portuguesa com especialização em Redação. Formadora de professores em programas educacionais do Ministério da Educação e de editoras. Consultora do Ministério da Educação-TV Escola- Programa Sala de Professor e programa Hora do ENEM. Autora e produtora de conteúdos didáticos em editoras e no Ministério da Educação. Corretora de Redação do ENEM.

MISSÃO

Realizar formação continuada, a distância e/ou presencial, de professores de instituições de ensino público e/ou privado, para o uso dos novos recursos e mídias das Tecnologias da Informação e Comunicação com qualidade e inovação, contribuindo no processo ensino e aprendizagem para uma geração conectada.

VISÃO

Ser referência de Instituição de Ensino como excelência, a distância e/ou presencial, para docentes, com foco em Tecnologias da Informação e Comunicação e Inovações Educacionais.

VALORES

  • Inclusão Digital – Colaborar com ações para promover ao acesso as novas tecnologias que colaboram no processo ensino e aprendizagem por meio de estudos, inovações e aplicações das práticas de inclusão digital.
  • Inovação Educacional – Possibilitando a integração das novas Tecnologias da Informação e Comunicação, além de propor outras ações educacionais inovadoras, tornando as aulas mais atrativas para os discentes, no presencial ou a distância (EaD).
  • Respeito à autonomia - de cada indivíduo, principalmente, aos nossos alunos, na gestão do seu próprio processo de aprendizagem.
  • Reconhecimento do Potencial: do ser humano em seus valores e atitudes e da instituição de seus valores e objetivos.

OBJETIVOS

PRINCIPAL: Colocar em PRÁTICA o que propõem as pesquisas acadêmicas.

  • Criar um ambiente, por meio de recursos tecnológicos, para facilitar a formação continuada dos professores em atuação, e de diversos profissionais de empresas.
  • Inovar com a tecnologia no processo ensino-aprendizagem.
  • Possibilitar melhor aproveitamento do tempo das aulas e despertar mais interesse por parte dos discentes.
  • Apresentar novas possibilidades de interação entre tecnologia e educação.
  • Criar um ambiente virtual, por meio de recursos tecnológicos, para facilitar a formação continuada dos professores em atuação, e de diversos profissionais de empresas.
  • Atualizar as práticas docentes, das instituições de ensino, para o uso das tecnologias educacionais.
  • Realizar formação continuada, por meio de diversos temas educacionais, em EaD e/ou presencial para educadores e aos diversos profissionais de empresas.

OBJETIVOS DESTE PORTAL

  • Fomentar a integração das novas Tecnologias da Informação e Comunicação com as práticas de sala de aula, principalmente da Educação Básica, criando um ambiente de formação inicial e continuada, atualização, produções de materiais, cursos e organização dos conteúdos que favoreçam o uso das tecnologias educacionais, seja na modalidade presencial ou à distância.
  • Incentivar o desenvolvimento de cursos para qualificação profissional ou acadêmico na modalidade de Educação a Distância ou no modelo Blended Learning (híbrido - presencial e a distância).
  • Propor outras ações pedagógicas com base nas tendências inovadoras educacionais, contribuindo na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. 

SIGA-NOS